Covid-19: clínicas de hemodiálise com falta de recursos
19/03/2020 15:44:02
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Covid-19: clínicas de hemodiálise com falta de recursos

A Associação Nacional Dos Centros De Diálise (Anadial) alerta para a falta de recursos humanos e materiais nas clínicas de hemodiálise devido ao surto de covid-19 em Portugal, “que não está a ser minimizado por falta de resposta das autoridades de saúde”.

 

“Estamos perante situações da maior gravidade e emergência, face à natureza dos cuidados de saúde prestados, literalmente vitais, para os doentes insuficientes renais crónicos terminais, cuja média etária ultrapassa os 70 anos”, reitera a entidade.

A associação revela que nos centros de hemodiálise estão em falta equipamentos de proteção individual (EPI) para os profissionais de saúde, bem como recursos humanos (médicos e enfermeiros) por suspensão, por parte de algumas administrações hospitalares, das autorizações de acumulação de funções públicas e privadas.

“Há a extrema urgência em criar, localmente, uma bolsa de enfermeiros adstrita às clínicas de hemodiálise, reforçando os dois contingentes (hospitais do Serviço Nacional de Saúde e clínicas) e evitando a circulação destes profissionais”, acrescenta.

Encontra-se ainda em falta transporte individual dos doentes de e para a clínica de diálise, “dado que o transporte múltiplo propicia a criação de novas cadeias de contágio, prática que deita por terra qualquer plano de mitigação de propagação do covid-19”, conclui a Anadial, relembrando a vitalidade e urgência da hemodiálise para estes doentes.

 

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019