De acordo com dados da Ordem dos Médicos, 20% dos infetados com covid-19 em Portugal são médicos, que, por falta de proteção e material de trabalho, contraíram a doença, o que se traduz numa maior redução na assistência a doentes.
Nesse sentido, a primeira campanha da Tech4Covid19 visa angariar um mínimo de 100 mil euros para aquisição de equipamentos de proteção médica, nomeadamente máscaras, luvas, batas, que têm como função garantir a proteção individual dos profissionais de saúde e impedir o contacto com superfícies infetadas, diminuindo a probabilidade de propagação do vírus.
Caso seja justificado, serão realizadas outras campanhas de reforço de equipamentos de proteção individual, ventiladores e testes de diagnóstico, bem como de prestação de apoio a outras entidades com necessidades de equipamento.
O movimento revela ter identificado fornecedores para mais de meio milhão de máscaras de proteção e mais de 50 ventiladores, tendo recebido diversos pedidos de equipamento e apoio por parte de centros hospitalares e profissionais de saúde. O objetivo da campanha é, assim, colmatar estas necessidades, em coordenação com as entidades públicas responsáveis, acrescenta a Tech4Covid19.
A comunidade tecnológica tem em curso cerca de 15 projetos de combate ao vírus, como é o caso de ideias para melhorar o rastreamento de redes de contágio e facilitar videochamadas entre médicos e doentes, criar uma rede de suporte a médicos e enfermeiros deslocados ou a pessoas que necessitam de ajuda para ir às compras ou à farmácia, bem como estabelecer um chatbot para dúvidas quanto aos apoios concedidos pelo Estado às empresas e às pessoas singulares.
Acelerar a compra de material hospitalar, disseminar informação, recrutamento e coordenação de profissionais de saúde e ainda criar um sistema que permita à população verificar sintomas sem necessidade de ir ao médico são alguns dos objetivos dos projetos.
A campanha é um esforço conjunto de mais de 15 startups, entre elas Adapttech, AddVolt, Azitek, ChinaFacture, GoParity, Healthy Road, Humaniaks, HUBB, ISSHO, LOQr, nBanks, PlugtoChina, TonicApp, Ungap, Vizzuality, Wisecorp e YBYFoods.
Pode fazer a sua doação em goparity.com/pt-pt/stopcovid19, a partir de um euro. Os métodos de pagamento disponíveis são IBAN, cartão de crédito e MBWay. Caso opte pela transferência, deve usar o IBAN PT50 0010 0000 5496 7450 0022 2, e, para MBWay, o número +351 912 712 367.