bioMérieux lança teste de diagnóstico específico para o covid-19

13/03/20
bioMérieux lança teste de diagnóstico específico para o covid-19

A bioMérieux, empresa que se dedica ao desenvolvimento de soluções de diagnóstico in vitro para a melhoria da Saúde Pública, acaba de lançar o teste ARGENE SARS-CoV-2 R-GENE, para a deteção do vírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida especificamente para detetar a presença do vírus, seguindo os alvos recomendados (gen N, gen E e gen RdRp) pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

 

O teste é compatível com vários modelos e marcas de sistemas de extração e amplificação, permitindo detetar secções específicas do genoma do novo coronavírus.

“Os alvos específicos do novo teste permitem obter uma maior fiabilidade do resultado, já que são evitados os falsos negativos no caso de existir uma mutação do vírus”, esclarece a Prof.ª Doutora Eleonora Bunsow, medical advisor da bioMérieux Iberia.

“Trata-se de um dispositivo compatível com diferentes tecnologias tanto na extração como na própria PCR”, acrescentou.

O dispositivo conta com um sistema de verificação (controlo celular) que permite controlar e assegurar a correta recolha da amostra, o que, de acordo com a especialista, “permite verificar que a amostra foi corretamente recolhida, conferindo grande fiabilidade ao diagnóstico”. A tecnologia permite realizar análises a cerca de 100 amostras em simultâneo, e obter um resultado nas 4h seguintes.

A bioMérieux terá também disponível um teste específico para SARS-CoV-2 na sua tecnologia BIOFIRE FILMARRAY. Este tipo de teste permite a obtenção de resultados em cerca de 1h, sendo desenvolvido em parceria com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América.

A empresa está ainda a trabalhar para incorporar no atual painel de Vírus Respiratórios (RP2+), que dispõe, à data, de 22 agentes patogénicos respiratórios, o novo teste SARS-CoV-2, que permitirá obter todos os resultados em aproximadamente 45 minutos.

“Estamos conscientes do problema de saúde pública decorrente da propagação do SARS-CoV-2 e queremos dar o nosso contributo através do que de melhor sabemos fazer: desenvolver soluções inovadoras que ajudem os profissionais de saúde a tomar as melhores decisões”, conclui o Dr. Yasha Mitrotti, vice-presidente da EMEA & Global Commercial Performance da bioMérieux.

Mais informações sobre as atividades da bioMérieux no desenvolvimento de métodos de deteção do SARS-CoV-2 em https://www.biomerieux.com/en/novel-coronavirus-covid-19

Partilhar

Publicações