2.ª edição da bolsa APCL, SPH e Gilead premeia investigação na área das neoplasias de linfócitos B
13/03/2020 15:55:18
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
2.ª edição da bolsa APCL, SPH e Gilead premeia investigação na área das neoplasias de linfócitos B

Estão a decorrer as candidaturas à 2.ª edição da bolsa Building Future Knowledge in mature B cell malignacies, uma iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), com apoio da biofarmacêutica Gilead Sciences.

 

O projeto de investigação em neoplasias de células B maduras distinguido receberá 15 mil euros. A bolsa destina-se a projetos com a duração máxima de um ano e as candidaturas estão abertas até 30 de abril.

Os investigadores, nacionais ou estrangeiros, que se encontrem a desenvolver projetos em instituições portuguesas poderão candidatar-se à bolsa, sendo valorizados projetos de caráter interdisciplinar e de colaboração entre instituições, que se dediquem ao estudo das áreas do tratamento, diagnóstico, epidemiologia, qualidade de vida dos doentes e impacto a nível sociológico.

“Desde 2003 que a APCL já atribuiu mais de 450 mil euros em bolsas de investigação. Consideramos que apoiar estes projetos é um dos pilares do nosso trabalho diário e uma forma de podermos contribuir para a investigação das doenças hemato-oncológicas malignas”, explica o Prof. Doutor Manuel Abecasis, presidente da APCL.

“Damos muita importância a esta bolsa de investigação e é com muito gosto que a Gilead a apoia, pelo segundo ano consecutivo. Faz parte da nossa missão contribuir para a investigação científica nesta área tão relevante das doenças hemato-oncológicas”, refere o Dr. Vítor Papão, diretor geral da Gilead Sciences Portugal.

Os projetos submetidos serão avaliados por um júri independente, composto pelo Dr. José Mário Mariz, diretor do Serviço de Hemato-Oncologia do IPO do Porto, Dr. João Raposo, diretor do Serviço de Hematologia do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, e a Prof.ª Doutora Maria Gomes da Silva, professora de Hematologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA) e diretora do Serviço de Hematologia do IPO de Lisboa.

As candidaturas podem ser enviadas para o email bolsas@apcl.pt e o regulamento deve ser consultado no site da APCL.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019