No âmbito do seu programa de responsabilidade social, os Lions vão mostrar o seu apoio à luta contra o cancro infantil, mediante a colaboração com a LPCC em duas bolsas de investigação médica e/ou social, que poderão ser atribuídas a dois projetos de investigação na área, a serem desenvolvidos em Portugal. Os projetos têm que ser desenvolvidos no prazo de um ano a partir da assinatura do contrato com os responsáveis das candidaturas vencedoras.
“Trata-se de mais um reforço do comprometimento da LPCC na investigação científica em Oncologia, desta vez na área do cancro infantil, que, apesar da sua baixa incidência (relativamente ao total de número de casos na população), merece uma atenção especial, seja pelas características específicas deste cancro, seja pela idade dos doentes ou pela enorme carga emocional que acarreta nas famílias”, esclarece o Prof. Doutor Vítor Rodrigues, presidente da LPCC.
“Os Lions e a LPCC contam com um vasto historial de colaboração e, no ano em que estamos a dar uma dimensão nacional ao projeto de atribuição de bolsas de investigação na área do cancro infantil, entendemos que teríamos todos a ganhar com este protocolo de cooperação, imbuídos do mesmo espírito de combater o cancro infantil em Portugal”, acrescenta a Dr.ª Isabel Moreira, presidente dos Lions Portugal.
Uma das áreas de atuação dos Lions Clubs é dar apoio aos jovens. Há dois anos, o Lions International elegeu o cancro infantil como uma das áreas a combater, pelo que os afiliados têm desenvolvido iniciativas com aposta no desenvolvimento da investigação científica, apoio com equipamentos de saúde e diagnóstico, e consciencialização da população através de atividades impactantes.