O Dr. Salvador de Mello, presidente do Health Cluster Portugal (HCP), sublinha que “o HCP se congratula com esta evolução positiva que traduz o investimento persistente que tem vindo a ser feito pelas empresas nacionais na sua aposta de internacionalização e está em linha com o pacto de competitividade e internacionalização para a Saúde, assinado no ano passado entre o Ministério da Economia e o HCP”.
O pacto estabelecido é um importante instrumento para a concretização dos objetivos do HCP, que definiu, até 2025, ultrapassar os 2,5 mil milhões de euros de exportações em Saúde.
O setor da Saúde representa um volume de negócios anual na ordem dos 30 mil milhões de euros em Portugal, e um valor acrescentado bruto de cerca de nove mil milhões, envolvendo perto de 90 mil empresas e empregando quase 300 mil pessoas. Neste valor está incluída a fabricação de produtos farmacêuticos de base, de preparações farmacêuticas, de equipamento de radiação e electromedicina e de instrumentos e material médico-cirúrgico.