UpHill lança ferramenta de uniformização de protocolos clínicos
12/02/2020 14:55:08
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
UpHill lança ferramenta de uniformização de protocolos clínicos

Visando a fácil criação e interpretação de protocolos clínicos e a sua aplicação eficaz no dia a dia dos profissionais de saúde, a UpHill lançou um sistema que padroniza o desenvolvimento dos mesmos. Já em vigor no Grupo Luz Saúde, o modelo ficará em regime de open source, podendo ser utilizado por qualquer profissional de saúde.

 

Os protocolos clínicos pretendem orientar a ação dos médicos face uma patologia específica, sendo desenvolvidos com base em evidência científica. Os documentos são particularmente relevantes no que toca a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde e a diminuição da variabilidade clínica quanto ao tratamento dos doentes.

“Até agora não existia um padrão para desenhar cada protocolo. Esta diversidade dificulta a análise e interpretação dos protocolos, constituindo, assim, um obstáculo ao trabalho dos profissionais de saúde no momento de os aplicar. É como andar numa autoestrada onde, em cada concelho, a sinalética é diferente. A probabilidade de não chegarmos ao local certo, de termos contraordenações ou mesmo acidentes é mais alta”, esclarece o Dr. Eduardo Freire Rodrigues, CEO e cofundador da empresa.

Nesse sentido, a UpHill desenvolveu um modelo, que apresenta agora, gratuitamente. Cada algoritmo validado é colocado na aplicação, ficando acessível para os profissionais de saúde que o desenvolveram ou para toda a comunidade. A startup disponibiliza ainda um fórum onde os médicos podem contribuir para o progresso da notação.

“Esperamos que esta notação, a primeira a ser disponibilizada em open source a nível internacional, permita aperfeiçoar os processos de saúde e garantir um alto padrão de qualidade na utilização dos recursos disponíveis”, conclui o responsável.

Fundada em 2016, a UpHill é uma empresa portuguesa que se dedica ao desenvolvimento de software para gestão hospitalar e treino clínico, para aumentar o grau de eficácia dos cuidados de saúde.

 

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019