O Dr. Miguel Guimarães foi o único candidato à liderança da Ordem dos Médicos para o triénio 2020-2022, verificando-se um reforço do apoio dos profissionais de saúde em relação a 2017.
Em declarações à Lusa antes das eleições, o bastonário referiu que o principal objetivo do seu próximo mandato é recuperar a dignidade dos médicos e a restituição da ideia de que vale a pena trabalhar no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Para além disso, o responsável compromete-se a defender a “relação médico-doente” como candidata a património cultural imaterial da humanidade, bem como a que seja aplicado o regulamento que define os tempos padrão das consultas médias, referindo-se aos intervalos de tempo entre marcação de consultas, quer no público, quer no privado.
Outra das propostas passa pela criação de “vales consulta” no SNS para os casos em que são ultrapassados tempos de espera ou que o Estado comparticipe os exames quando o doente tem de recorrer ao setor privado ou social. Finalmente, o bastonário referiu exigir ao Ministério da Saúde a integração de várias aplicações informáticas de modo a simplificar os processos, bem como o investimento em equipamentos.