Associação de Cancro do Rim de Portugal oficialmente constituída
05/02/2020 14:45:52
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Associação de Cancro do Rim de Portugal oficialmente constituída

Foi no passado dia 12 de dezembro de 2019 que, pela vontade de um grupo de doentes de cancro renal avançado, nasceu a Associação de Cancro do Rim de Portugal (AC RIM). A instituição tem como objetivo “representar e apoiar a comunidade portuguesa dos doentes de cancro renal através da defesa dos associados, consciencialização, informação e pesquisa”, revela o Dr. Francisco Rodrigues, presidente do recém-criado organismo.

 

Em Portugal, o cancro do rim representa cerca de 1,8% de todos os tumores malignos, estimando-se que surjam cerca de 600 a 700 novos casos anualmente. Nas palavras do responsável, “a AC RIM de Portugal vem preencher uma lacuna no que respeita a esta doença, e tem por objetivo melhorar a vida das pessoas afetadas com este tipo de cancro”, que, por enquanto, não tem cura.

Também ele doente de cancro do rim, o Dr. Francisco Rodrigues acredita que a associação tem um papel importante na sociedade, mediante a redução do “número de mortes com mais apoio governamental, mais programas de deteção precoce e prevenção e, sobretudo, com mais ensaios clínicos, pugnar pela igualdade de acesso a meios de diagnóstico, tratamentos, cuidados uniformes e terapias inovadoras em todo o país”, defende.

Para além disso, o responsável pretende “aumentar a informação sobre a doença e o apoio personalizado aos novos doentes, reduzindo assim o medo, e gerar uma mudança de paradigma nesta luta diária que é ser doente de cancro do rim em Portugal”, conclui.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019