IV Informal Weekend destaca o tratamento das patologias valvulares
29/01/2020 17:32:56
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
IV Informal Weekend destaca o tratamento das patologias valvulares

A quarta edição do Informal Weekend terá lugar entre os dias 28 de fevereiro e 1 de março, no Hotel HD Duecitânia Design, em Penela, Coimbra. Em conversa com a News Farma, o Dr. André Antunes, presidente do Clube de Internos de Cirurgia Cardíaca, adiantou que o encontro colocará em destaque as diversas abordagens do tratamento das patologias valvulares, desde a “standard, passando pelo minimamente invasiva até à percutânea de três das quatro válvulas cardíacas, a válvula aorta, mitral e tricúspide”. Assista à entrevista na íntegra.

 

Para além de palestras e sessões promissoras, o evento terá a habitual sessão de casos clínicos de “situações invulgares” de cada Serviço, que serão avaliados por um júri para posterior distinção, começa por referir o Dr. André Antunes.

O wetlab, por sua vez, contará com treino em substituição valvular aórtica, “quer por prótese biológica, quer por prótese mecânica”, bem como com “treino em diversos simuladores, desde próteses valvulares aórticas percutâneas (TAVI), o tratamento percutâneo da válvula mitral (Mitraclip), e também a plastia da válvula mitral por via trans-apical (neo-cordas)”, adianta o presidente.

O responsável revela ainda que esta edição do encontro informal irá contar com “preletores que vão cobrir todos os centros de cirurgia cardíaca a nível nacional, os seis a nível continental e um insular, da Madeira”, acrescentando que estarão presentes “pelo menos três diretores de Serviço, o presidente da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardiotorácica e Vascular (SPCCTV) e também o presidente do Colégio de Cirurgia Cardiotorácica da Ordem dos Médicos”.

O Dr. André Antunes realça também a importância do jantar de convívio, durante o evento, constituindo uma oportunidade para o “estreitamento de relações entre colegas da mesma área, não só para troca de ideias, mas também para reforçar e estreitar uma amizade futura a nível de trabalho”, conclui.

Pode consultar o programa científico na íntegra nesta ligação.

Para mais informações visite a página do evento.

 

Vídeo

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019