I Congresso de Gestão em Enfermagem debate papel do enfermeiro nas organizações de saúde
24/01/2020 16:12:50
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
I Congresso de Gestão em Enfermagem debate papel do enfermeiro nas organizações de saúde

A importância do enfermeiro gestor enquanto capital humano, assim como o valor social dos enfermeiros e da profissão, são os grandes temas em debate no I Congresso de Gestão em Enfermagem, a decorrer no próximo dia 30 de janeiro, no Auditório Nobre da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Setúbal (ESS/IPS). O evento é organizado pelo IPS, no âmbito da 1.ª edição da pós-graduação em Gestão em Saúde e Enfermagem.

 

Sob o mote “Percursos e Desafios”, o evento está dividido entre dois painéis e fóruns de discussão, contando com profissionais, estudantes e investigadores da área.

“A excelência dos cuidados de saúde deve ser uma finalidade para as organizações de saúde. Manter e promover a qualidade e a segurança do exercício profissional e o alcance dos objetivos estratégicos da organização é competência do enfermeiro gestor, na linha do desenvolvimento organizacional, profissional e de satisfação das pessoas a quem são prestados cuidados”, salienta a organização.

O encontro terá como tema de arranque “O enfermeiro gestor perante os desafios do Serviço Nacional de Saúde”, juntando na mesma mesa a Prof. Doutora Lucília Nunes, coordenadora do Departamento de Enfermagem da ESS/IPS, o Prof. Doutor Vítor Ramos, vice-presidente do conselho de administração da Fundação para a Saúde, o Prof. Doutor Nélson Guerra, presidente da Associação Portuguesa dos Enfermeiros Gestores e Liderança, e a Dr.ª Angelina Francisco, secretária do conselho diretivo da Ordem dos Enfermeiros.

O segundo painel coloca possíveis soluções para “Diminuir as desigualdades em saúde” no foco, contando com os contributos do Prof. Doutor Eduardo Costa, da Universidade Nova de Lisboa, e da Prof. Doutora Sandrina Moreira, do IPS e do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, ambos investigadores em Ciências Empresariais.

Finalmente, os dois fóruns de discussão abordam a problemática da “Gestão em Saúde e Enfermagem”, tendo como ponto de partida comunicações livres a cargo dos estudantes da pós-graduação ministrada na ESS/IPS.

Pode consultar aqui o programa na íntegra.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019