APED, IASP e EFIC aliam-se para desenvolver estratégias de prevenção da dor
23/01/2020 15:45:47
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
APED, IASP e EFIC aliam-se para desenvolver estratégias de prevenção da dor

A Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP) definiu o ano de 2020 como o “Ano Internacional da Prevenção da Dor”, ao qual a European Pain Association (EFIC) e a Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) aderem, no sentido de criar estratégias de prevenção da dor que envolvam profissionais de saúde, comunidade científica e doentes.

 

“O nosso propósito é divulgar estratégias de prevenção e disponibilizar ferramentas para evitar e controlar a dor, garantindo cuidados de saúde adequados. Só desta forma é possível diminuir o impacto da dor crónica na qualidade de vida dos indivíduos”, esclarece a Dr.ª Ana Pedro, presidente da APED.

O objetivo deste Ano Internacional da Prevenção da Dor passa pela promoção de uma comunicação mais eficaz entre doentes e clínicos, algo que “tem sido a missão da APED ao longo dos anos, como forma de melhorar a qualidade de vida dos doentes”, acrescenta.

Entre os temas prioritários da IASP para o Ano Internacional da Prevenção da Dor está a promoção da atividade física para prevenção da dor, a importância da intervenção desde tenra idade no que toca às dores da coluna, o uso de medicamentos para prevenção da dor, a nutrição na dor crónica, a prevenção da dor em populações vulneráveis e a prevenção da dor pós-cirúrgica crónica.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019