SPMI organiza Curso de Abordagem ao Idoso Institucionalizado
22/01/2020 15:35:02
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
SPMI organiza Curso de Abordagem ao Idoso Institucionalizado

Decorre a 21 de fevereiro o “Curso de Abordagem ao Idoso Institucionalizado”, no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. Esta é uma iniciativa do Núcleo de Estudos de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (NEGERMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).

 

Destinado a médicos e outros profissionais de saúde que trabalhem em instituições onde residam idosos, nomeadamente lares, centros de dia e unidades de Cuidados Continuados, o curso tem como objetivo o reconhecimento da importância de uma abordagem dirigida, individualizada e sistemática do idoso.

Pretende-se capacitar os formandos de ferramentas que lhes permitam rever aspetos fisiológicos e fisiopatológicos do envelhecimento, reconhecer a importância da avaliação geriátrica global e do plano individual de cuidados, rever e aprimorar técnicas de comunicação com o idoso com demência, reconhecer, estratificar e orientar os principais problemas de saúde oral e gerir planos terapêuticos farmacológicos.

Para além disso, a formação visa dotar os formandos de capacidades para orientar planos nutricionais e de hidratação, promover a prevenção de quedas e promover a reabilitação e envelhecimento ativos, reconhecer os principais dispositivos médicos e a sua gestão no quotidiano, e ainda gerir os sintomas mais frequentes, entre os quais os respiratórios, astrointestinais, genitourinários, neuropsíquicos e a dor.

Para mais informações consulte a página da sessão.

 

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019