Entidade Reguladora da Saúde atribui excelência clínica a 84% dos hospitais
17/01/2020 14:55:44
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Entidade Reguladora da Saúde atribui excelência clínica a 84% dos hospitais

Dos hospitais avaliados pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) em Portugal, 84% obtiveram classificação de excelência clínica, cumprindo os critérios para a prestação de cuidados de saúde de qualidade. Os dados foram revelados esta quinta-feira, na segunda avaliação de 2019 do regulador da saúde.

 

O relatório incide num universo de 158 hospitais públicos, privados e do setor social. Das 121 unidades que obtiveram classificação na área de excelência clínica, 102 (84%) foram atribuídas com a estrela correspondente ao primeiro nível de classificação.

“As classificações traduzem o desempenho apenas nas áreas concretamente avaliadas em cada prestador, não se podendo fazer extrapolações sobre o desempenho do hospital como um todo, ou mesmo de serviços do hospital”, sublinha a ERS, pelo que não se pode definir qual a “melhor” unidade de saúde.

O processo de avaliação e classificação é feito em dois níveis, passando pela confirmação do cumprimento de critérios essenciais para a prestação de cuidados de saúde com qualidade. Após a verificação desse requisito, é dado acesso a um segundo nível de avaliação em que são atribuídos níveis de qualidade de I a III em cada uma das áreas avaliadas.

“De uma forma global, verifica-se a melhoria do cumprimento de alguns dos indicadores de processo associados a diferentes áreas cirúrgicas”, afirma o regulador, acrescentando que houve também melhorias nos indicadores de Obstetrícia, na área da Neurologia relativa ao AVC ou na Cirurgia de Ambulatório.

A avaliação incidiu sobre os internamentos entre julho de 2017 e julho de 2018, refletindo o desempenho atual dos hospitais em áreas como cirurgia vascular, Cardiologia, Cirurgia de Ambulatório, Cuidados Intensivos, Neurologia, Obstetrícia, Ortopedia e Pediatria.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019