O novo código é orientado para o público em geral, oferecendo uma maior facilidade em reconhecer um optometrista, maior clareza quanto ao que pode esperar deste profissional de saúde e mais informação para que possa melhor compreender os cuidados para a saúde da visão que recebe.
“Mais do que um mero texto escrito a ser exposto, com o intuito de dar a conhecer aos utentes os nossos serviços, é algo que reflete e resume a conduta que os membros da APLO adotam na sua prática profissional”, explica a APLO.
A associação acrescenta ainda que “o código de conduta é uma manifestação positiva dos optometristas para a sociedade”, sendo “uma declaração livre, assumida e que emana o que há de mais essencial num optometrista”. Este novo código “não tem um propósito punitivo, mas sim informativo”, já que, do ponto de vista regulador, disciplinar e punitivo, a APLO tem o Conselho Disciplinar, refere a instituição.
O código de conduta foi partilhado com todos os membros e deve já estar presente na prática profissional de todos os optometristas.