Dr. Pedro Marques da Silva: “Um médico brilhante, mas sobretudo um homem íntegro”
13/01/2020 11:05:15
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Dr. Pedro Marques da Silva: “Um médico brilhante, mas sobretudo um homem íntegro”

O dia 11 de janeiro ficou marcado pelo falecimento do Dr. Pedro Marques da Silva, especialista em Medicina Interna e antigo presidente da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA). Personalidades e instituições da Medicina e Cardiologia nacionais manifestaram o seu pesar pela morte do especialista.

 

O Prof. Doutor Manuel Teixeira Veríssimo, atual presidente da SPA, lamenta a partida prematura do Dr. Pedro Marques da Silva, que representa “uma perda para a comunidade médica e científica”.

É com pesar que o presidente da SPA descreve o Dr. Pedro Marques da Silva como “um investigador competente e uma referência nacional e internacional na área do risco vascular, que sempre se pautou pelos valores da amizade, da solidariedade, da ética e do humanismo”, pode ler-se na homenagem da instituição.

Também o Prof. Doutor João Araújo Correia, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), manifestou as suas condolências, relembrando que tinha estado com o Dr. Pedro Marques da Silva recentemente, em eventos da sociedade.

“Era uma verdadeira autoridade nacional e internacional na área dos lípidos e da hipertensão arterial, com reconhecimento em várias especialidades, desde a Medicina Interna, a Endocrinologia, a Cardiologia e a Geriatria. A Medicina Interna portuguesa perdeu no dia 11 de janeiro de 2020 um dos seus melhores”, lamenta o responsável na homenagem da SPMI.

O Prof. Doutor João Araújo Correia acrescentou ainda que o Dr. Pedro Marques da Silva já tinha sido designado pela direção da SPMI, após candidatura submetida por um número alargado de sócios, como Prémio Nacional de Medicina Interna 2020, que agora irá ser concedido a título póstumo no 26.º Congresso Nacional de Medicina Interna, em Braga.

Já o presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), o Prof. Doutor Victor Gil, refere que “parte um sábio, com visão e pensamento próprio, que deixa um vazio irreparável na Medicina cardiovascular. Parte um homem de valores, de causas, e de fé que entre o muito que nos ensinou durante a vida, nos ensinou também a dignidade do sofrimento da luz de Deus que agora partilha. O Pedro continuará a inspirar-nos”, salienta, deixando as suas condolências à família.

É com profunda gratidão e pesar que a News Farma apresenta igualmente as condolências à esposa e família do Dr. Pedro Marques da Silva.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019