Conferência “Ciência e Pseudociência – Verdades e Mitos” celebra 68.º aniversário da SPMI
10/12/2019 16:33:16
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Conferência “Ciência e Pseudociência – Verdades e Mitos” celebra 68.º aniversário da SPMI

Sob a alçada da conferência “Ciência e Pseudociência – Verdades e Mitos” do Prof. Doutor David Marçal, e a apresentação do livro “Diabetes - O que podemos comer?” do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM), a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) comemora o seu 68.º aniversário, no próximo dia 14 de dezembro. A apresentação do livro estará a cargo da Prof.ª Doutora Lélita Santos.

 

“A Medicina Interna é a maior especialidade hospitalar em Portugal, com 2.600 internistas inscritos na Ordem dos Médicos, o que corresponde a 12,6% de todos os especialistas do hospital. Tem do seu lado profissionais competentes, que desenvolvem as suas funções assistenciais em diversos setores, mas que nunca deixam de ver o doente como um todo. É por isso que são os que melhor podem aconselhar os hábitos de vida, que promovem a saúde e evitam a doença”, refere o Prof. Doutor João Araújo Correia, presidente da SPMI e internista.

A celebração do 68.º aniversário da SPMI contará com a presença de diversas personalidades da área da saúde, bem como do Conselho Honorário, que inclui todos os ex-presidentes da SPMI, os Prémios Nacionais de Medicina Interna e os coordenadores dos 21 núcleos de estudo da sociedade. Na sequência da apresentação do livro ligado à diabetes, estarão ainda presentes representantes das Associações dos Doentes Diabéticos.

Os serviços de Medicina Interna têm neste momento uma lotação de cinco mil camas, cerca de 30% do total hospitalar, com uma taxa de ocupação que ultrapassa os 100%. São ainda responsáveis por 42% das altas médicas, o que corresponde a 23% do total do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Por fim, recebem anualmente 70% dos internamentos por AVC e 80% dos internamentos por insuficiência cardíaca, pneumonias, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e lúpus.

 


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019