40.º Congresso Português de Geriatria e Gerontologia discute desafios do envelhecimento populacional
04/12/2019 17:49:52
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
40.º Congresso Português de Geriatria e Gerontologia discute desafios do envelhecimento populacional

A 40.ª edição do Congresso Português de Geriatria e Gerontologia decorre entre os dias 4 e 6 de dezembro, colocando em destaque temas como o envelhecimento demográfico, a patologia do sono, e a síndrome de fragilidade, entre outras. O evento, organizado pela Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia (SPGG), tem lugar no Centro Ismaili, em Lisboa. À conversa com a News Farma, o Prof. Doutor Manuel Carrageta, presidente da SPGG, relembra que a população de idosos está a aumentar, pelo que “os médicos têm que fazer uma atualização para uma medicina que ainda não vem nos livros de testes”.

 

O especialista salienta também que “os idosos estão cada vez mais capazes de ser ativos, e, portanto, estamos numa situação em que a medicina mudou. Para além disso, as patologias associadas à idade mudaram completamente, e a própria apresentação da doença é diferente, as terapêuticas são diferentes”, o que requer uma abordagem multidisciplinar por parte dos profissionais de saúde no tratamento dos doentes com idade mais avançada.

“Esperamos que no futuro seja possível criar serviços de Geriatria e competência em Geriatria, porque de facto o mundo mudou. Temos hospitais de Pediatria; existem dois milhões de portugueses com mais 65 anos, e um milhão e meio de portugueses com menos de 14 anos. Quer dizer que há mais idosos do que jovens, e estamos pela primeira vez numa situação em que há mais avós do que netos”, explica o Prof. Doutor Manuel Carrageta.

Veja aqui o programa na íntegra.

Para mais informações, consulte a página do evento.

 

Vídeo

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019