Doentes com VIH/SIDA já podem levantar medicamentos nas farmácias
02/12/2019 17:05:46
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Doentes com VIH/SIDA já podem levantar medicamentos nas farmácias

Começou no Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, dia 1 de dezembro, a iniciativa que permite que utentes portadores do vírus VIH/SIDA do Centro Hospitalar Universitário do São João (CHUSJ) possam escolher a farmácia onde levantar os seus medicamentos, até ao momento dispensados apenas nos hospitais. A sessão de apresentação do “Processo de dispensa de terapêutica anti-retroviral em farmácias comunitárias” do Farma2Care realizou-se na Farmácia Lima, em Braga.

 

“Este projeto tem uma dimensão pedagógica sobre o VIH/SIDA. Ajuda a normalizar a doença, desmistificando-a e quebrando o estigma, além de permitir o tratamento num ambiente mais informal”, refere Armando Guimarães, do Grupo de Activistas em Tratamento (GAT).

“É uma visão integrada de toda a medicação que os utentes têm de cumprir. O objetivo é que daqui a um ano esteja presente em todas as zonas do país”, afirma o Dr. Paulo Cleto Duarte, presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF).

A campanha, que abrange os distritos de Viana do Castelo e Braga, bem como os concelhos de Maia, Valongo e Porto, já inclui 101 farmácias do distrito de Braga na sua alçada. O projeto passará também a abranger doentes com esclerose múltipla no primeiro trimestre de 2020, e incluirá mais tarde doenças oncológicas e medicamentos para transplante renal e hemofilia.

O Dr. Rui Santos Ivo, presidente do INFARMED, refere que o organismo irá avaliar os resultados da iniciativa e apresentar as suas conclusões ao Governo no início de 2020, acrescentando que pretende “criar um modelo standard para alargar o projeto a todos os distritos”.

O projeto Farma2Care é resultado da colaboração com o CHUSJ, a Ordem dos Farmacêuticos (OF), a Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA) e Associação Nacional das Farmácias (ANF).

 

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019