“Desde 2003 que a APCL já atribuiu mais de 450 mil euros em bolsas de investigação. Consideramos que apoiar estes projetos é um dos pilares do nosso trabalho diário e uma forma de podermos contribuir para a investigação das doenças hemato-oncológicas malignas”, refere o Prof. Doutor Manuel Abecasis, presidente da APCL.
“Damos muita importância a esta bolsa de investigação e é com muito gosto que a Gilead a apoia, pelo segundo ano consecutivo. Faz parte da nossa missão contribuir para a investigação científica nesta área tão relevante das doenças hemato-oncológicas”, acrescenta o Dr. Vítor Papão, diretor geral da Gilead Sciences Portugal.
São valorizados projetos interdisciplinares e de parceria entre instituições, que se prendam com as temáticas do tratamento, diagnóstico, epidemiologia, qualidade de vida dos doentes e impacto a nível sociológico das patologias. Todos os investigadores, nacionais ou estrangeiros, que estejam a desenvolver projetos em instituições portuguesas, são convidados a participar.
Os trabalhos serão alvo de avaliação por parte de um júri independente, constituído pelo Dr. José Mário Mariz, diretor do Serviço de Hemato-Oncologia do IPO do Porto, pelo Dr. João Raposo, diretor do Serviço de Hematologia do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, e ainda pela Prof.ª Doutora Maria Gomes da Silva, professora de Hematologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA) e diretora do Serviço de Hematologia do IPO de Lisboa.
Para mais informações consulte o site da APCL.