Termina amanhã a Semana Europeia do Teste VIH – Hepatites
28/11/2019 16:45:35
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Termina amanhã a Semana Europeia do Teste VIH – Hepatites

A Liga Portuguesa Contra a SIDA e os Municípios de Lisboa, Odivelas e Loures aliaram-se à Semana Europeia do Teste VIH – Hepatites 2019. Até amanhã, dia 29 de novembro, será possível a realização de testes rápidos ao vírus do VIH e a outras infeções sexualmente transmissíveis. O objetivo é alertar para a necessidade e importância do diagnóstico precoce. Veja a entrevista.

 

Os testes são gratuitos e realizados de forma voluntária e confidencial, ficando a saber em 20 minutos se está infetado para o VIH, e para as hepatites B, C e a sífilis.

“É fundamental que as pessoas saibam como é que está o seu estado de saúde, e neste caso em particular qual o seu estatuto serológico para estas infeções. Quanto mais cedo as pessoas souberem como está a sua saúde, mais efetivo será o tratamento”, explica a Dr.ª Maria Eugénia Saraiva, presidente da Liga Portuguesa Contra a SIDA.

Apesar da abundante informação sobre o tema, a Dr.ª Maria Eugénia Saraiva afirma que o estigma permanece: “as pessoas continuam a ter medo e a sentir o estigma e a descriminação que está associada ao VIH, e também às hepatites. Nesse sentido, o que a Liga Portuguesa Contra a SIDA privilegia é convidar as pessoas a fazer todos os testes às infeções sexualmente transmissíveis”, apela a responsável.

Para além da Unidade Móvel de Rastreios “Saúde + Perto”, que circulará nos concelhos de Lisboa, Odivelas e Loures, os Centros de Atendimento e Apoio Integrado de Lisboa e Odivelas e a Unidade Fixa de Rastreios “Interliga-te”, no ACES da Póvoa de Santo Adrião, estão também a realizar rastreios gratuitos.

Para mais informações consulte a página do Facebook da Liga Portuguesa Contra a SIDA.

 

 

Vídeo

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019