Os testes são gratuitos e realizados de forma voluntária e confidencial, ficando a saber em 20 minutos se está infetado para o VIH, e para as hepatites B, C e a sífilis.
“É fundamental que as pessoas saibam como é que está o seu estado de saúde, e neste caso em particular qual o seu estatuto serológico para estas infeções. Quanto mais cedo as pessoas souberem como está a sua saúde, mais efetivo será o tratamento”, explica a Dr.ª Maria Eugénia Saraiva, presidente da Liga Portuguesa Contra a SIDA.
Apesar da abundante informação sobre o tema, a Dr.ª Maria Eugénia Saraiva afirma que o estigma permanece: “as pessoas continuam a ter medo e a sentir o estigma e a descriminação que está associada ao VIH, e também às hepatites. Nesse sentido, o que a Liga Portuguesa Contra a SIDA privilegia é convidar as pessoas a fazer todos os testes às infeções sexualmente transmissíveis”, apela a responsável.
Para além da Unidade Móvel de Rastreios “Saúde + Perto”, que circulará nos concelhos de Lisboa, Odivelas e Loures, os Centros de Atendimento e Apoio Integrado de Lisboa e Odivelas e a Unidade Fixa de Rastreios “Interliga-te”, no ACES da Póvoa de Santo Adrião, estão também a realizar rastreios gratuitos.
Para mais informações consulte a página do Facebook da Liga Portuguesa Contra a SIDA.