Dezembro celebra a Medicina Interna
28/11/2019 16:41:15
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Dezembro celebra a Medicina Interna

No âmbito das comemorações do 68.º aniversário da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), a instituição volta a atribuir o título de mês da Medicina Interna a dezembro, tendo em vista o destaque da importância da especialidade e dos internistas nos vários setores da Medicina.

 

“A Medicina Interna é a maior especialidade hospitalar em Portugal, com dois mil e seiscentos internistas inscritos na Ordem dos Médicos, o que corresponde a 12,6% de todos os especialistas do Hospital. Nós, os internistas, distinguimo-nos dos especialistas médicos de órgão pelas nossas funções, que nos tornam especialmente capazes no tratamento do doente complexo, polimedicado e pluripatológico, em qualquer cenário hospitalar, e é a isso que devemos a nossa importância”, explica o Prof. Doutor João Araújo Correia, presidente da SPMI e internista.

Devido à maior proliferação de doenças e vírus, o Serviço de Urgência ultrapassa os números da sua lotação em dezembro, um dos meses mais movimentados nos hospitais a nível nacional. Com uma lotação de cinco mil camas, os serviços de Medicina Interna detêm cerca de 30% do total hospitalar, e uma taxa de ocupação que ultrapassa os 100%. São ainda responsáveis por 42% das altas médicas hospitalares, o correspondente a 23% do total do SNS.

A SPMI é, com 68 anos de vida, filiada na Sociedade Internacional de Medicina Interna e membro da Federação Europeia de Medicina Interna. Com cerca de três mil sócios, é considerada a maior Sociedade Científica Médica Portuguesa.

 

Mes MI Cartaz A3 Horizontal 15aac

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019