Colóquio A.N.D.A.R. 2019 destaca Medicina personalizada na artrite reumatóide
26/11/2019 16:54:56
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Colóquio A.N.D.A.R. 2019 destaca Medicina personalizada na artrite reumatóide

Para as 70 mil pessoas que vivem com artrite reumatóide em Portugal, gestos simples como abrir uma porta, pegar numa caneta ou calçar uns sapatos tornam-se complicados. O colóquio A.N.D.A.R. 2019, iniciativa da Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide, pretende sensibilizar quanto a técnicas de diagnóstico e tratamento, tendo lugar no próximo dia 29 de novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian.

 

O tema central da sessão deste ano é a biopsia sinovial, tratando-se de um exame que implica a colocação de “uma agulha guiada por ecografia, que retira tecido sinovial do interior da articulação para análise”, acabando por “ajudar a caracterizar melhor o tipo de doença”, esclarece o Dr. João Fonseca, especialista do Serviço de Reumatologia e Doenças Ósseas Metabólicas do Hospital de Santa Maria. Quando não tratada de forma precoce, esta doença inflamatória crónica pode traduzir-se em incapacidade funcional e laboral. O objetivo de uma abordagem personalizada é “diagnosticar mais cedo e tratar da forma mais correta”, acrescenta.

O evento, que procura responder à discussão de 20 anos quanto à eficácia da biopsia sinovial, contará também com a presença do Prof. Doutor Manuel Sobrinho Simões e da Prof.ª Doutora Maria Carmo-Fonseca, cientistas e investigadores mundialmente reconhecidos, que abordarão os temas “Da inflamação à neoplasia: primado da medicina narrativa” e “Medicina de precisão”, respetivamente.

Veja o programa aqui.

 

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019