Fundada em 2016 por três médicos, a UpHill aposta na formação continuada dos profissionais de saúde e pretende fazer chegar, de forma rápida e eficaz, as atualizações científicas aos hospitais. O curso prático em sépsis está disponível no UpSim, app desenhada pela startup portuguesa, que permite aos médicos simular casos clínicos reais e dá-lhes feedback personalizado sobre se as suas abordagens terapêuticas estão de acordo com a evidência científica mais atual.
O Dr. Sebastião Barros, head of content da UpHill, explica que “no caso da sépsis, trata-se de uma inflamação sistémica que surge como resposta a uma infeção grave e que está associada a morbilidade e letalidade elevada: a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a nível global, existam cerca de 30 milhões de casos anuais e cerca de seis milhões de mortes.
Neste contexto, todas as ferramentas que possam contribuir para a atualização dos profissionais e permitam reagir rápida e eficazmente, são preponderantes. Foi por isso que desenvolvemos este curso em parceria com o Hospital da Luz Learning Health”.
O curso, composto por dois casos clínicos desenvolvidos em colaboração com o Hospital Luz Saúde, fica agora disponível para qualquer profissional de saúde, bastando, para isso, registar-se na plataforma da UpHill.
O Dia Europeu dos Antibióticos e a Semana Mundial dos Antibióticos pretendem sensibilizar profissionais de saúde e cidadãos para a utilização correta dos antibióticos, tendo em vista a diminuição da resistência antimicrobiana, tema que constitui um assunto central da agenda da OMS.