II Clinical Summit reune mais de 700 participantes para refletir sobre o doente em todos os ciclos da vida
15/11/2019 15:34:33
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
II Clinical Summit reune mais de 700 participantes para refletir sobre o doente em todos os ciclos da vida

Mais de 700 pessoas, entre os quais profissionais de saúde e gestores hospitalares, de instituições públicas e privadas, participarão na segunda edição do Clinical Summit, um evento promovido pelo grupo Lusíadas Saúde que vai decorrer amanhã, dia 16 de novembro, no Centro de Congressos do Estoril, a partir das 09h30. Para a Dr.ª Maria Eduarda Rodrigues, presidente do Conselho Médico da Lusíadas Saúde, este será “um momento diferente dentro do conceito das reuniões científicas atuais, onde será pensado o doente e não apenas a doença".

“The Circle of Life” é o mote do encontro pensado para refletir todo o percurso do doente nos cuidados de saúde, uma vez que "a Medicina é absolutamente dinâmica e cuida do ser desde que não está concebido até ao momento da sua morte", afirma a representante do grupo. "Desde a procriação medicamente assistida ao primeiro bater do coração da criança", passando pelos cuidados do doente em ambulatório ou os cuidados paliativos, o programa do encontro reflete uma abordagem completa e holística das pessoas. Por outro lado, as questões éticas e a presença cada vez mais latente da tecnologia na prática médica estarão também em debate, a par da relação médico-doente, um conceito que "não pode ser descurado nem substituído pela tecnologia”.

“Uma das nossas grandes ambições é a constante simbiose entre a investigação científica, as competências técnicas e a tecnologia de ponta, assentes numa relação humana que comporte empatia, compaixão e, essencialmente, unicidade. Neste encontro espelhamos essa nossa pretensão e contamos com o apoio de profissionais de renome nacional e internacional para, juntos, refletirmos sobre a constante evolução da Medicina e fazer deste um dos momentos de referência do ano na área da saúde”, explica a Dr.ª Eduarda Reis.

A conferência terá ainda um espaço dedicado à apresentação e partilha de trabalhos científicos, desenvolvidos em instituições nacionais e internacionais. Durante o dia de hoje, foram ainda realizados quatro workshops dedicados a diferentes temáticas.

​Mais informação sobre o II Lusíadas Clinical Summit aqui.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019