Esta iniciativa, composta por nove países, entre os quais Portugal, e um número significativo de novos candidatos a iniciar negociações preparatórias para ingressar já no próximo ano, é o ponto de partida para uma missão para a qual para além de Portugal, a Bélgica, Dinamarca, Irlanda, Luxemburgo, Noruega, Suécia, Suíça e Holanda se encontram totalmente comprometidos, pretendendo adotar uma considerável posição de força.
Todos os países membros partilham a visão de que um repositório de dados global e transparente, impulsionado pela tecnologia e para novos medicamentos, tem potencial para alterar o paradigma atual, reforçando a capacidade das autoridades na negociação dos preços dos novos medicamentos com a indústria farmacêutica.
A direção do projeto avança que “A IHSI é um órgão independente, financiado apenas pelos seus membros. Marca o início de uma nova colaboração entre países dispostos a aproveitar o vasto potencial de dados em benefício de seus sistemas de saúde. Congratulamo-nos com todos os nossos colegas que aderiram à iniciativa, esperando ver o ingresso de novos membros num futuro próximo. "