“A minha primeira palavra é de agradecimento para todos os técnicos e profissionais envolvidos neste processo”, realçou o Dr. Henrique Martins, presidente do Conselho de Administração da SPMS, destacando que a "tecnologia utilizada no S3 é uma tecnologia de ponta”. O Dr. Henrique Martins salientou, ainda, a importância de os hospitais continuarem a investir nos sistemas de informação.
O Dr. Bruno Trigo, coordenador dos Sistemas de Cuidados Hospitalares da SPMS, liderou a equipa que apresentou e demonstrou, em tempo real, como funciona o S3. A componente visão 360, o agendamento transversal, gestão documental, comunicação multicanal com o cidadão e com os diferentes parceiros envolvidos nos processos administrativos e clínicos, constituem algumas das vantagens do S3.
O S3 é a evolução tecnológica do atual sistema SONHO e baseia-se numa arquitetura tecnológica open source de última geração, sendo constituída por fortes componentes de interoperabilidade com outros sistemas.
Recorrendo a metodologias de design thinking tem envolvido, simultaneamente, especialistas de Tecnologias de Informação e utilizadores finais da ferramenta nos hospitais, de forma a garantir e dar a melhor resposta às necessidades dos profissionais.
"Tem que ser possível pôr o S3 em todos os hospitais", sublinhou o Dr. Henrique Martins, concluindo que "queremos que esta solução não aumente muito os custos dos hospitais. A nossa principal preocupação foi a escalabilidade e a sustentabilidade".