Serviço de Nefrologia é a nova especialidade do Centro Hospitalar de Leiria
23/10/2019 15:52:35
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Serviço de Nefrologia é a nova especialidade do Centro Hospitalar de Leiria

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) criou recentemente o serviço de Nefrologia, que “permite ao CHL disponibilizar mais uma especialidade médica aos utentes da eegião, que a partir de agora podem cuidar da sua saúde renal com maior proximidade”, destaca o Dr. Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL.

“A Nefrologia é uma especialidade médica dedicada à prevenção, estudo e tratamento das doenças renais em todas as fases da sua evolução”, explica o Dr. Ricardo Macau, diretor do novo serviço de Nefrologia do CHL. A nova especialidade médica já está disponível nas três unidades hospitalares do CHL (Leiria, Pombal e Alcobaça), e foi desenvolvido com base na Unidade Funcional de Nefrologia, criada em novembro de 2018.

O Dr. Licínio de Carvalho adianta ainda que “o CHL assegura um conjunto alargado de atividades assistenciais, com a utilização dos nossos recursos próprios, e também através da articulação com outros serviços do centro hospitalar ou com outras instituições”.

O serviço de Nefrologia do CHL, previsto na Rede Nacional de Especialidade e de Referenciação de Nefrologia de fevereiro de 2017, conta com três médicos e o apoio de uma equipa de enfermagem, nutricionista, assistente social e outros profissionais de saúde. O serviço funciona nos dias úteis, entre as 8h00 e as 18h00, com consultas nas três unidades do CHL, incluindo a de Nefrologia – Diabetes e as do Hospital de Dia. A atividade assistencial ainda inclui a consulta de esclarecimento de doença renal crónica, o internamento e a urgência de Nefrologia no Hospital de Santo André, em Leiria.

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019