Prof.ª Doutora Helena Cortez-Pinto é a nova vice-presidente da UEG
23/10/2019 15:42:00
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Prof.ª Doutora Helena Cortez-Pinto é a nova vice-presidente da UEG

“É de facto uma grande distinção e um dos marcos mais importantes a nível pessoal e profissional”. As palavras são da Prof.ª Doutora Helena Cortez-Pinto, do Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Norte – Hospital Santa Maria, após ter sido eleita vice-presidente da United European Gastroenterology (UEG). Em entrevista à News Farma, a especialista, que é a primeira mulher a assumir este cargo, explica o impacto da representação feminina nesta área.

Além de “marcar posição portuguesa na Gastrenterologia europeia”, a Prof. Doutora Helena Cortez-Pinto é a primeira mulher neste cargo, sendo que é com “grande satisfação que representa as mulheres”, admitindo que este é um dos objetivos que pretende atingir: aumentar a paridade de género na especialidade.

Em declarações à News Farma, a especialista explicou quais os assuntos que pretende dar mais atenção, tais como a “Saúde Pública, o lobbing ao nível da União Europeia, que são também os temas que estou mais ligada, tanto em termos da Associação Europeia para o Estudo do Fígado (EASL), como da UEG”, apontou a especialista.

Sendo agora vice-presidente da UEG, a médica esclarece que é preciso dar “ainda mais força à UEG com presença e importância na Comissão Europeia e no Parlamento Europeu para contribuirmos para mudanças da legislação que sejam favoráveis à Gastrenterologia, como o consumo de álcool e a obesidade”.

A eleição decorreu no 27.º Congresso da United European Gastroenterology Week (UEG Week 2019), em Barcelona, Espanha.

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019