Inscrições abertas para a 2.ª edição do Techcare
18/10/2019 17:41:30
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Inscrições abertas para a 2.ª edição do Techcare

Arrancaram no dia 15 de outubro as inscrições para a 2.ª edição do programa de inovação Techcare, uma iniciativa da Novartis, em colaboração com a Beta-i. A iniciativa destina-se a todas as startups experientes da Europa, desafiando-as a desenvolver projetos que respondam a necessidades específicas em diversas áreas da saúde. As inscrições estão abertas até ao dia 3 de dezembro.

 

O programa procura produtos em fase de teste que explore soluções tecnológicas em cloud health e mHealth, healthcare gamification, inteligência artificial e machine learning, internet das coisas, big data e analytics, realidade aumentada, realidade virtual e redes colaborativas. Para além disso, está subordinado às áreas da insuficiência cardíaca, psoríase, artrite psoriática, espondilite anquilosante, asma, esclerose múltipla, enxaqueca, degenerescência macular da idade e Oncologia. As três áreas de avaliação passam pelo valor e demonstração de resultados em saúde, o diagnóstico atempado e a ativação do doente e gestão da patologia.

“Um dos nossos pilares estratégicos é apostar nos dados e no digital, colocando as novas tecnologias ao serviço da nossa missão de reimaginar a Medicina para melhorar e prolongar a vida das pessoas. A saúde é possivelmente uma das áreas que mais pode beneficiar destas novas soluções que facilitem a promoção da saúde e a gestão da doença, fomentando por exemplo melhores redes de informação e comunicação para médicos e para doentes. O Techcare é, sem dúvida, um facilitador na entrega e concretização dessa inovação”, afirma a Dr.ª Cristina Campos, diretora-geral da Novartis.

“O trabalho que temos desenvolvido com startups, na sequência da primeira edição do programa tem sido também muito importante para a nossa evolução cultural ao trazer um espírito de empreendedorismo e de agilidade para a organização, focada em fazer acontecer, rapidamente”, acrescenta.

As empresas selecionadas vão participar num bootcamp de uma semana, onde terão a oportunidade de contactar com várias equipas da Novartis e representantes do panorama da saúde nacional. No bootcamp, em janeiro de 2020, será ainda feita a primeira validação dos produtos e a sua proposta de valor. Fica ainda em aberto a possibilidade da Novartis disponibilizar apoio para a concretização de um projeto-piloto.

“A área da saúde é uma das mais promissoras dadas as novas tecnologias de sensores, inteligência artificial, realidade aumentada etc. Com o TechCare, a Novartis, com a Beta-i, tem a oportunidade de explorar algumas destas novas avenidas para a saúde do futuro através de pilotos com startups inovadoras que depois poderão integrar uma oferta conjunta”, esclarece o Dr. Manuel Tanger, head of open innovation na Beta-i. “Estes programas de inovação aberta demonstram ser, em simultâneo, o mecanismo de inovação corporate e de crescimento das startups mais eficaz e abrangente", conclui.

Da edição anterior resultaram duas parcerias. Uma delas é a Tonic App, uma aplicação que apoia os médicos no processo de diagnóstico e tratamento, fazendo curadoria de conteúdos e ferramentas digitais. A startup está a trabalhar com a Novartis no desenvolvimento de uma solução adaptada para a psoríase, com recursos específicos para a avaliação da patologia. Segue-se a aplicação UpSim, da startup UpHill, que disponibiliza formações para médicos através da simulação de casos clínicos reais na área da Cardiologia e Hematologia.

Para mais informações consulte a página do evento.

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019