CUF Update in Oncology revela novidades internacionais no diagnóstico e tratamento do cancro
18/10/2019 17:32:26
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
CUF Update in Oncology revela novidades internacionais no diagnóstico e tratamento do cancro

A 4.ª edição da CUF Update in Oncology, uma iniciativa da CUF Instituto de Oncologia e CUF Academic and Research Medical Center, levará a debate as novidades apresentadas nos encontros internacionais com mais relevo de 2019. Entre estes encontram-se a reunião da American Society of Clinical Oncology (ASCO) e da European Society of Medical Oncology (ESMO). O evento, que juntará especialistas para a discussão do estudo do Microbioma e da Imunoterapia, terá lugar a 25 de outubro, no Convento de São Francisco, em Coimbra.

 

A reunião será organizada em numa vertente médica e numa vertente de Enfermagem Oncológica, de modo a responder à necessidade de um tratamento multidisciplinar e holístico da pessoa com cancro. A conferência “The microbiome: A paradigm shift in cancer science”, da autoria da Prof. Doutora Céu Figueiredo, investigadora no Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) e no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S), subordinada ao tema do microbioma no desenvolvimento de cancro, terá como objetivo apresentar as principais investigações na área e procuram novas abordagem às doenças oncológicas.

O evento passará pelas principais inovações na Oncologia médica no que toca ao tratamento dos tumores da mama, urológicos, gastrointestinais e hematológicos. Moderada pelos especialistas CUF e contando com intervenções de convidados de outras instituições de saúde, nacionais e internacionais, a discussão também vai analisar o estado da arte da Oncogeriatria, dos testes genéticos e das biópsias líquidas, representando um novo paradigma de diagnóstico e deteção da patologia.

Por sua vez, o programa de Enfermagem apresentará temas como a segurança ocupacional dos enfermeiros oncologistas, os sobreviventes de cancro e a importância da investigação em Enfermagem. Conta ainda com a participação da Dr.ª Celia Díez de los Ríos, membro do grupo de educação da Sociedade Europeia de Enfermagem Oncológica (EONS), que abordará os temas da genética e o cancro e o papel da Enfermagem nesse contexto.

Para mais informações visite a página do evento. Pode ainda consultar o programa aqui.

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019