A Incorporação da Tecnologia no Ecossistema da Saúde é um dos temas principais, abordado em formatos de mesa redonda ou pitch inovação. Vão ser abordados os problemas do setor que se pretendem resolver com ferramentas tecnológicas. A Inteligência Artificial, e como esta pode combinar dados com pensamento clínico, será apresentada pelo Dr. Pedro Gouveia, da Fundação Champalimaud. Já a Dr.ª Teresa Magalhães, presidente da Comissão Executiva do Hospital da Cruz Vermelha e coordenadora na APAH, apresenta o recente estudo desta entidade sobre Business Intelligence no setor da saúde.
Investimento e Ética na Inovação em Saúde é outro dos temas principais, que vai abordar precisamente o investimento em soluções de saúde e o papel das startups no setor.
A Dr.ª Sofia Couto da Rocha, Unit Manager nas Lusíadas Clínicas e CEO na SkinSoul, vai apresentar a responsabilização sobre os dados, com foco em APP’s e robótica, qualidade e segurança dos dados e validação científica de conteúdos.
O C-Health Congress explora ainda a Construção de Proximidade entre médicos e pacientes, abordando a importância do paciente enquanto pessoa colaborativa na avaliação e processo de tratamento da sua doença. Uma das abordagens deste tema será uma mesa redonda, com a participação de João Pedro Bello, doente de Parkinson e autor de livro sobre a doença; Dr. Luís Duarte Costa, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e Dr.ª Margarida Lobo Antunes, diretora-clínica no Hospital Lusíadas de Lisboa.
A Dr.ª Irene Moreira, coordenadora do evento, explica que “um dos objetivos principais do C-Health Congress é reunir as várias partes envolvidas no setor da saúde e potenciar o diálogo entre as mesmas, de forma a identificar desafios e pensar conjuntamente nas soluções de desenvolvimento que cabem a cada um. Nas últimas edições temos desenvolvido esta proximidade, no sentido de interligar conhecimento, inovação, investimento e recursos”.
Entre os oradores confirmados, encontram-se ainda o Dr. Pedro Souto, presidente da APELA; Dr. Mamede de Carvalho, neurologista e neurofisiologista IMM e presidente do Conselho Cientifico da APELA; Dr. Ricardo Pereira, responsável da agenda ”Saúde, Investigação Clínica e de Translação”, da Fundação para a Ciência e Tecnologia; Dr. João Porfírio Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga; Dr. Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa; Dr. João Moutinho, Head of Development no Centro de Computação Gráfica (moderador); Dr.ª Francisca Leite, diretora-executiva do Grupo Luz Saúde; Dr.ª Joana Camilo, diretora-executiva no Creating Health Research and Innovation Funding; Dr. Vasco Vilela, vice-presidente executivo na PME investimentos e Dr. Óscar Gaspar, presidente da APHP (moderador).