Primeiro autoteste para deteção do VIH em Portugal pretende “chegar a quem não recorre às medidas já implementadas”
10/10/2019 17:23:25
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Primeiro autoteste para deteção do VIH em Portugal pretende “chegar a quem não recorre às medidas já implementadas”

De acordo com a Dr.ª Joana Bettencourt, membro dos Programas Nacionais Infeção VIH/SIDA e Hepatites Virais da DGS, o autoteste do VIH, lançado no dia 1 de outubro, trata-se de “mais uma resposta que irá complementar as já existentes, no sentido de podermos chegar a todas as pessoas, inclusive àquelas que por razões várias entendem fazer o teste no recato do seu domicílio”. Assista à conversa em vídeo durante a ação de lançamento do mesmo, na Farmácia Gare do Oriente.

Foi sob o mote “A Vida Não é Uma Prova Cega” que as iniciativas que assinalam o lançamento do autoteste para deteção do VIH, cujo principal objetivo é alertar para a importância da deteção precoce do vírus, foram apresentadas. Em conversa com a News Farma, a Dr.ª Joana Bettencourt realçou as medidas já em vigor para a prevenção e combate ao VIH, nomeadamente a realização de testes em farmácias, organizações não-governamentais e nos centros de saúde. Ainda assim, “seguindo uma orientação da OMS, Portugal adotou esta estratégia com vistas a chegar a uma franja populacional que provavelmente não recorre às medidas já implementadas”, acrescentou.

Apesar do número de respostas disponíveis, a Dr.ª Joana Bettencourt refere que continuam a ter uma taxa de casos diagnosticados tardiamente, sendo o autoteste encarado como uma possível solução para a redução dessa variável. O objetivo é, acima de tudo, “aumentar o diagnóstico e assegurar que este seja feito atempadamente, de forma a que as pessoas possam aceder ao tratamento em tempo útil e poderem ter a sua carga viral suprimida”.

Recorde que o teste, de venda livre e disponível em farmácias, poderá ser realizado de forma autónoma e anónima, o que representa um contributo importante na deteção e tratamento do VIH.

Vídeo

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019