Conferência WetLab promove debate sobre próteses valvulares aórticas
10/10/2019 16:32:05
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Conferência WetLab promove debate sobre próteses valvulares aórticas

O evento WetLab, organizado pelo Clube de Internos de Cirurgia Cardíaca (CICC) da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardiotorácica e Vascular (SPCCTV), teve lugar no dia 21 de setembro, no Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. A temática principal prendeu-se com a implantação de próteses valvulares aórticas sutureless.

As próteses valvulares biológicas diferenciam-se na medida em que não precisam de ser suturadas ao anel valvular aórtico, permitindo a sua implantação de um modo mais rápido e menos invasivo. O curso foi realizado a pensar nos internos de cirurgia clínica, tendo em vista diminuir a dificuldade de aprendizagem no que toca a implantação destas próteses, permitindo ainda a troca de ideias e de técnicas com especialistas.

Entre os vários clínicos que marcaram presença, podemos destacar a intervenção do Prof. Doutor Miguel Guerra, que com a sua apresentação “How to implant this prosthesis?” demonstrou os passos a seguir e partilhou truques a considerar. A conferência contou ainda com a exposição do Dr. João Carlos Mota, com a apresenção “How to choose the ideal patient for this prosthesis?”, bem como do Dr. Ricardo Ferraz, que realizou uma apresentação sobre “When the situation gets really difficult!”. Os internos tiveram ainda a oportunidade de praticar em modelos e simuladores de treino.

“Um especial agradecimento à Livanova e à Medicinália Cormédica que proporcionaram este evento, tal como uma palavra de apreço à Ethicon e à Fehling pela disponibilização do material cirúrgico necessário à realização deste”, referiu a comissão organizadora.

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019