Primeira reunião internacional sobre avanços na investigação em Urologia em Portugal
09/10/2019 18:08:06
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Primeira reunião internacional sobre avanços na investigação em Urologia em Portugal

Investigadores de cancro urológico de relevo europeu marcam presença no encontro internacional sobre os avanços da investigação na área, de 10 a 12 de outubro, no Instituto Português de Oncologia do Porto. A 26.ª edição do evento tem também como tema central as alterações epigenéticas no tratamento de tumores urológicos.

 

A Prof.ª Doutora Carmen Jerónimo, investigadora no IPO-Porto, membro da EAU Section of Urological Research (ESUR) e responsável pela elaboração do programa científico, destaca “a necessidade de estabelecer pontes entre médicos e investigadores, de forma a encontrar ferramentas para o tratamento dos tumores urológicos”, referindo ainda que “a principal mensagem a transmitir nesta reunião será a importância da multidisciplinariedade”.

A investigadora coloca em destaque a sessão sobre imunoterapia, que conta com a participação do Prof. Doutor Gabriel van der Pluijm, quanto à utilização de vírus oncolíticos no desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas. Salienta também a sessão de Dara Hallinan, que se refere à alteração da lei de proteção de dados na União Europeia, “uma temática que tem afetado a investigação e que gera preocupação na comunidade científica”, esclarece. Haverá ainda uma sessão em colaboração com a EAU Section of Uropathology (ESUP), que aborda questões como os genes de reparação, as formas hereditárias, as formas esporádicas e as biópsias líquidas.

No que toca os participantes portugueses, a responsável destaca a Prof.ª Doutora Ana Charrua, cuja intervenção se prenderá com sobre a relação entre as neutrofinas e a síndrome da bexiga dolorosa.

Mais informações sobre o evento aqui.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019