A Prof.ª Doutora Carmen Jerónimo, investigadora no IPO-Porto, membro da EAU Section of Urological Research (ESUR) e responsável pela elaboração do programa científico, destaca “a necessidade de estabelecer pontes entre médicos e investigadores, de forma a encontrar ferramentas para o tratamento dos tumores urológicos”, referindo ainda que “a principal mensagem a transmitir nesta reunião será a importância da multidisciplinariedade”.
A investigadora coloca em destaque a sessão sobre imunoterapia, que conta com a participação do Prof. Doutor Gabriel van der Pluijm, quanto à utilização de vírus oncolíticos no desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas. Salienta também a sessão de Dara Hallinan, que se refere à alteração da lei de proteção de dados na União Europeia, “uma temática que tem afetado a investigação e que gera preocupação na comunidade científica”, esclarece. Haverá ainda uma sessão em colaboração com a EAU Section of Uropathology (ESUP), que aborda questões como os genes de reparação, as formas hereditárias, as formas esporádicas e as biópsias líquidas.
No que toca os participantes portugueses, a responsável destaca a Prof.ª Doutora Ana Charrua, cuja intervenção se prenderá com sobre a relação entre as neutrofinas e a síndrome da bexiga dolorosa.
Mais informações sobre o evento aqui.