Cirurgiões bariátricos juntam-se para debater técnica do bypass de anastomose única
Cirurgiões bariátricos juntam-se para debater técnica do bypass de anastomose única

O Centro Multidisciplinar da Doença Metabólica da Clínica de Stº António vai realizar, nos dias 21 e 22 de outubro, um curso de promoção ao ensino teórico e prático da técnica do bypass de anastomose única. Vão marcar presença na conferência dirigida a profissionais de saúde especialistas nacionais e internacionais, contando também com a demonstração de cirurgias em direto.

 

A técnica do bypass de anastomose única, utilizada no tratamento da obesidade, estará em lugar central no evento. Esta é a terceira técnica mais praticada na cirurgia bariátrica e metabólica em todo o mundo, já que transforma o estômago numa bolsa mais pequena e encurta o intestino de modo a que os alimentos não passem pelo duodeno, onde são absorvidas mais calorias.

De acordo com o Dr. Rui Ribeiro, coordenador da Unidade de Cirurgia Geral e do Centro Multidisciplinar da Doença Metabólica da Clínica de Stº António e pioneiro na criação da técnica do bypass de bolsa longa, o bypass de anastomose única “distingue-se do bypass clássico pelo seu desenho simples, por ser mais fácil de executar, por exigir uma menor restrição alimentar ao doente e porque permite uma absorção mais reduzida de gorduras no intestino”. O médico acrescenta também que “é um procedimento mais seguro e com menos complicações, com melhores resultados no controlo do peso, diabetes e dislipidemia, melhor tolerância alimentar e com a grande vantagem de poder ser reversível”.

As quatro cirurgias a realizar em direto serão transmitidas ao longo do dia 22 de outubro, pelas mãos de algumas das personalidades da Medicina de renome internacional que marcarão presença no evento, entre as quais o Prof. Doutor Jacques Himpens, o Dr. Francesco Greco, a Dr.ª Cheetan Parmar e o Dr. Rui Ribeiro.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019