Fundação BIAL comemora 25 anos de existência com exposição itinerante
09/10/2019 16:20:52
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Fundação BIAL comemora 25 anos de existência com exposição itinerante

Em virtude da comemoração dos 25 anos da Fundação BIAL, o presidente da Fundação, Dr. Luís Portela, inaugurou ontem, dia 8 de outubro, uma exposição itinerante no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), no Porto. Veja a fotogaleria.

A Fundação foi criada pelo laboratório BIAL com o objetivo de promover o estudo científico do ser humano, tanto do ponto de vista físico, como do espiritual, contando com a colaboração do conselho de reitores das universidades portuguesas.

A exibição, que irá ser apresentada de norte a sul do país até o final de 2020, retrata a construção da instituição, bem como o seu cruzamento com a evolução da investigação médica e científica, não só em Portugal, mas também no mundo. Curada por Daniel Bessa, a exposição apresenta o trabalho desenvolvido pela Fundação desde 1994, seu ano de criação.

De entre as diversas áreas de atuação da Fundação, destaca-se o Prémio BIAL de Medicina Clínica, que distinguiu até ao momento 276 investigadores, autores de 102 obras premiadas sobre algumas das doenças mais prevalentes e com maior impacto na saúde e na sociedade, como é o caso da diabetes, cancro, Alzheimer, doenças cardiovasculares e reumáticas.

António Damásio assume presidência do conselho científico da Fundação BIAL
O Prof. Doutor António Damásio, um dos neurocientistas mais conceituados a nível mundial, é o novo presidente do conselho científico da Fundação BIAL, que conta com 55 professores de 14 países. O neurocientista sucede, assim, ao Prof. Doutor Fernando Lopes da Silva.

“A reputação do trabalho científico da Fundação BIAL deve-se à qualidade dos investigadores, mas a seleção destes e as linhas mestras do seu desempenho resultam dos critérios do conselho científico e da sua aplicação. Através da escolha de projetos científicos de grande mérito e da forma como assegura a respetiva execução, o conselho científico é uma componente indispensável do projeto científico da Fundação BIAL”, afirma o Prof. Doutor António Damásio na sequência da sua tomada de posse.

O presidente da Fundação, Dr. Luís Portela, realça que “será uma honra contar com o Prof. Doutor António Damásio na presidência do conselho científico. Acreditamos que irá contribuir para tornar a Fundação ainda mais relevante no seu papel de promotora da investigação e de um conhecimento esclarecedor do ser humano, vertente que marcou estes últimos 25 anos e que marcará o seu futuro”.

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019