Ação “A Vida Não é uma Prova Cega” lança o primeiro autoteste para deteção do VIH em Portugal
27/09/2019 15:35:03
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Ação “A Vida Não é uma Prova Cega” lança o primeiro autoteste para deteção do VIH em Portugal

“A Vida Não é Uma Prova Cega” é o mote das iniciativas que assinalam o lançamento do primeiro autoteste para deteção do VIH em Portugal. No próximo dia 1 de outubro, pelas 11h00 na Farmácia Gare do Oriente em Lisboa, terá lugar uma ação simbólica de dispensa do autoteste e, paralelemente, irá decorrer uma ação de rua, na Gare do Oriente, dirigida à população, remetendo para a importância da deteção precoce do VIH.

Esta ação conta com a presença do diretor executivo do Grupo Ativistas em Tratamentos (GAT), Ricardo Fernandes, da diretora da área das Hepatites Virais, infeção HIV/SIDA e Tuberculose da Direção-Geral de Saúde, Dr.ª Isabel Aldir, da presidente da Associação de Farmácias de Portugal (AFP), Dr.ª Manuela Pacheco e do diretor geral da Mylan, Dr. João Madeira.

O teste, disponível em farmácias, é de venda livre e poderá ser realizado de forma autónoma e anónima, o que representa um contributo importante na deteção e tratamento do VIH. Apresenta-se, assim, como um importante contributo para o alcance das metas 95-95-95 do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre VIH e SIDA (ONUSIDA).

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019