A MSD Portugal implementou, em 2019, pela primeira vez, o projeto HPV Clinical Cases com o propósito de aumentar o conhecimento e a discussão inter-pares do vasto leque de apresentações clínicas resultantes da infeção pelo HPV. Os profissionais de saúde foram convidados a submeter, numa plataforma digital especificamente desenvolvida para o projeto, www.hpvclinicalcases.pt, os abstracts dos seus casos clínicos.
Seguiu-se uma avaliação independente e em ocultação dos casos submetidos por um comité científico de excelência constituído pelos seguintes elementos: Dr. Daniel Pereira da Silva, Dr. José Moutinho, Dr.ª Teresa Fraga, Prof. Doutor Luís Varandas, Dr. Pedro Montalvão, Prof.ª Doutora Carmen Lisboa e Dr.ª Sandra Pires. A seleção dos casos teve em consideração vários critérios, nomeadamente, a pertinência do caso, a sua originalidade, o rigor científico, o impacto no conhecimento da comunidade médica e nos cuidados a prestar aos doentes e o raciocínio clínico.
Após um período de submissão de dois meses e meio, foram avaliados 92 casos clínicos, submetidos por 64 participantes de 30 instituições públicas e privadas em Portugal. O HPV Clinical Cases conta com o patrocínio científico de nove sociedades médicas, o que reflete bem a transversalidade da doença a HPV.