Profissionais de saúde debatem desafios atuais do tratamento do AVC
25/09/2019 16:59:27
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Profissionais de saúde debatem desafios atuais do tratamento do AVC

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) promove, nos dias 25 e 26 de outubro, a 10.ª Reunião Nacional das Unidades de AVC e 17.ª Reunião Anual da SPAVC, respetivamente. O encontro multidisciplinar vai ter lugar em Lisboa e tem como objetivo debater aspetos atuais da abordagem do doente afetado por esta patologia, desde a prevenção à reabilitação.

No dia 25 de outubro, a 10.ª Reunião Nacional das Unidades de AVC vai centrar-se nos desafios no diagnóstico e apresentações menos conhecidas de AVC, nas complicações médicas dos doentes internados com AVC e na seleção de doentes para terapêutica de revascularização com duração desconhecida dos sintomas.

No dia seguinte, decorre a 17.ª Reunião Anual da SPAVC, cujo tema principal “incide sobre problemas de vida após o AVC, focando aspetos que têm sido pouco discutidos, como sejam a disfunção génito-urinária, a avaliação dos doentes para a condução de veículos, ou a utilidade de toxina botulínica para algumas sequelas”, avançou a Prof.ª Doutora Patrícia Canhão, vice-presidente da SPAVC e membro da comissão organizadora das reuniões.

A reunião integra o espaço habitual para apresentação de casos clínicos-problema que envolvem decisões difíceis, bem como uma sessão de apresentação e discussão dos projetos de trabalhos em curso. “Haverá também uma sessão de “Novidades do ano”, em que serão resumidos os avanços recentes nas seguintes da prevenção primária e secundária de AVC, terapêutica de fase aguda (farmacológica e reperfusão) e avanços na reabilitação”, acrescentou a médica neurologista. Uma sessão de “Via Verde pré, inter e intrahospitalar” irá terminar a reunião, “para se apresentar e discutir formas de otimizar este processo, essencial para o encaminhamento do doente com AVC”.

A submissão de trabalhos para apresentação oral de casos clínicos na 17.ª Reunião da SPAVC ainda está a decorrer, até ao dia 13 de outubro, data limite para envio dos trabalhos a concurso, que deverão seguir o regulamento de candidatura disponível no website da SPAVC.

As inscrições para os dois eventos encontram-se abertas a todos os profissionais de saúde intervenientes na abordagem do doente com AVC, desde neurologistas, internistas, neurorradiologistas, fisiatras, médicos de Medicina Geral e Familiar, enfermeiros, e técnicos de diagnóstico ou de reabilitação, entre outros interessados.

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019