Projeto europeu vai avaliar o papel da comunicação na perceção e crenças dos cidadãos
19/09/2019 17:33:39
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Projeto europeu vai avaliar o papel da comunicação na perceção e crenças dos cidadãos

O Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa está à procura de cidadãos portugueses dispostos a participar como voluntários na consulta pública CONCISE que irá ter lugar no dia 16 de novembro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. O projeto CONCISE, financiado pela UE, pretende estudar que papel desempenha a comunicação de ciência nos conhecimentos e crenças sobre assuntos científicos dos cidadãos europeus. A consulta portuguesa será uma das cinco consultas a decorrer nos próximos meses, juntamente com Espanha, Itália, Polónia e Eslovénia.

Segundo Ana Delicado, investigadora no Instituto Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e responsável pela consulta CONCISE em Portugal “estão convidadas todas as pessoas que estejam interessadas em passar um dia em Lisboa e em contribuir, com as suas perspetivas e opiniões, para a melhoria da comunicação de ciência no nosso país”.

A consulta pública CONCISE consiste em discussões em mesa redonda sobre quatro tópicos e terá a duração de um dia. Aos participantes selecionados irá ser pedido que, em pequenos grupos, discutam temas relacionados com a comunicação pública e a sua perceção de temas relacionados com ciência, nomeadamente: vacinas, alterações climáticas, organismos geneticamente modificados e o uso de medicinas alternativas. Esta atividade irá desenvolver-se entre as 09h30 e as 17h00, incluindo intervalos para descanso e almoço.

O principal objetivo da consulta é que os cidadãos partilhem as suas opiniões e experiências sobre a forma como a informação científica chega ao público. Os moderadores poderão colocar questões para facilitar os diálogos, mas não existem respostas certas ou erradas. Todas as contribuições contam e são essenciais para aumentar o conhecimento do CONCISE sobre as fontes de informação que os cidadãos usam para aceder a informação sobre ciência e de que modo formam opiniões e tomam decisões relacionadas com assuntos científicos.

O Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa pretende recrutar voluntários com perfis sociais diferenciados de todo o país. Isso significa que 100 cidadãos, que não precisam de experiência ou conhecimento específico sobre os tópicos a discutir, estão convidados a participar. Nas palavras de Carolina Moreno, professora de jornalismo na Universidade de Valência (Espanha) e coordenadora do projeto CONCISE, “são bem-vindos todos os participantes que queiram partilhar a forma como acedem às notícias científicas e quais os media, canais ou fontes que consideram mais credíveis”. Há alguns requisitos que todos os participantes têm que cumprir: ter 18 anos ou mais, viver em Portugal e ser fluente em português. Os interessados deverão registar-se através de um formulário online.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019