A ação, que contou com a presença da Dr.ª Marta Temido, ministra da Saúde, decorreu no Cais do Sodré, junto a um local onde diariamente saem milhares de passageiros. Dando continuidade à Make Sense Campaign, “Depois do Cancro, a Vida” é o mote da campanha que pretende sensibilizar a população, convidando a realização de rastreios até ao final do dia.
O objetivo é “colmatar o desconhecimento no que diz respeito aos sintomas, sinais e fatores de risco, de forma a conduzir para um diagnóstico precoce”, explica a Dr.ª Ana Castro, avançando que serão realizadas várias iniciativas até dia 20 de setembro, como o lançamento do livro “Sonhos que Ajudam” escrito por Sara Neves, uma doente de cancro da cavidade oral juntamente com Simone Fernandes, nutricionista. O lançamento terá lugar na FNAC do Colombo a dia 17, pelas 21h00.
No dia 18 será partilhado o vídeo com testemunhos positivos que refletem o impacto da atividade física no dia a dia. Para o dia 19 guardou-se a iniciativa “Depois do Cancro o Emprego”, que consiste em sessões de formação a entidades empresarias com o intuito de promover o regresso à vida ativa dos doentes oncológicos, juntamente com o lançamento do vídeo de apoio ao emprego.
A 7.ª Semana Europeia de Sensibilização para o Cancro de Cabeça e Pescoço é promovida pela European Head and Neck Society (EHNS), que tem como objetivo sensibilizar os doentes e profissionais de saúde sobre os fatores de risco, prevenção deste tipo de cancro, e alertar a comunicação social e as entidades oficiais sobre o impacto desta doença. Em Portugal, a campanha é da responsabilidade do GECCP e da Associação dos Amigos dos Doentes com Cancro Oral (ASADOCORAL).