Neurocirurgião do Hospital de Santa Maria em projeto de investigação da NASA
20/08/2019 16:12:44
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Neurocirurgião do Hospital de Santa Maria em projeto de investigação da NASA

O Dr. Edson Santos Oliveira, neurocirurgião do Hospital de Santa Maria, está integrado num projeto que tem como intuito o estudo de uma síndrome neuro-ocular induzida por voo espacial. Este é um projeto desenvolvido pela NASA, MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e Massachusetts General Hospital.

A investigação pretende descobrir por que motivo viajar no espaço diminui significativamente a visão. Segundo o especialista, “suspeita-se de que no espaço exista um aumento da pressão intracraniana do ponto de vista crónico, de longa duração, o que origina uma hipertensão ocular”, o que leva à necessidade de se medir a pressão intracraniana no espaço para validar um dispositivo que mede essa pressão de forma não evasiva, desenvolvido pelo MIT.

O Dr. Edson Santos Oliveira adianta ainda que a acuidade visual diminui com a permanência da Estação Espacial, podendo atingir valores de 30% e seis meses. A par disto, existem ainda alterações na retina e no globo ocular.

Além das alterações citadas, verificam-se também “alterações anatómicas no cérebro, identificadas em ressonância magnética”. Existe ainda perda de cálcio e de densidade óssea.

Fonte: Revista E, Jornal Expresso


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019