IV Jornadas da Diabetes do Nordeste Transmontano: inscrições abertas
13/08/2019 12:20:17
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
IV Jornadas da Diabetes do Nordeste Transmontano: inscrições abertas

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, através da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes, promove as IV Jornadas da Diabetes do Nordeste Transmontano, que irão decorrer nos dias 10 e 11 de outubro, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.

A diabetes é fator de risco determinante para as principais causas de morte em Portugal, nomeadamente as doenças cardiovasculares, as doenças respiratórias, insuficiência renal crónica ou o cancro, sendo responsável direta por afeções que provocam elevado grau de incapacidade e diminuição acentuada da funcionalidade, como a cegueira e a amputação. E resultando em elevados custos pessoais, sociais e económicos, individuais e para o sistema de saúde.

O diagnóstico precoce e a intervenção atempada diminuem substancialmente o risco de complicações na diabetes. E as pessoas com a diabetes bem controlada terão melhores índices de saúde e, consequentemente, melhor qualidade de vida. No Nordeste Transmontano, a diabetes tem uma prevalência de 10,3%, com distribuição equitativa por género e maior incidência na faixa etária acima dos 65 anos de idade (68%).

Face a esta realidade, a Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes da ULS do Nordeste tem um papel fundamental ao nível da prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e acompanhamento desta doença.

Neste contexto, as Jornadas da Diabetes do Nordeste Transmontano têm como objetivo a sensibilização dos participantes para a temática da diabetes, destacando nesta edição temas fundamentais na abordagem da diabetes tais como: saúde da mulher com diabetes, insulinoterapia, nefropatia diabética, bem como as alterações da glicémia no internamento, as novas tecnologias e legislação acerca desta doença, a logística dos indicadores e o projeto NoRisk Diabetes.

Participam como oradores nestas jornadas - direcionadas para profissionais e estudantes das diferentes áreas da Saúde - profissionais quer da ULS do Nordeste, quer de outras instituições.

A submissão de trabalhos decorre até 22 de setembro e as inscrições encontram-se abertas até ao dia 08 de outubro.


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019