Capacidade laboratorial de Portugal entre as melhores da Europa
01/08/2019 17:24:06
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Capacidade laboratorial de Portugal entre as melhores da Europa

A capacidade laboratorial de Portugal é uma das melhores entre os países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE), segundo uma avaliação às principais capacidades laboratoriais na área da Saúde Pública em doenças infeciosas, levada a cabo pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC).

 

De modo a analisar a capacidade de avaliação, vigilância e deteção de ameaças infeciosas, o ECDC desenvolveu a metodologia de inquérito EULabCap de forma a monitorizar a situação dos diferentes países. Este é um inquérito que avalia anualmente as principais capacidades laboratoriais na área da Saúde Pública em doenças infeciosas.

Desse modo, o ECDC classificou Portugal como um dos melhores países da EU no que se refere à capacidade laboratorial, representada principalmente pelos laboratórios do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), na área das doenças infeciosas. Este método combina 60 indicadores agrupados em três grupos: testes de diagnóstico primário, serviços de laboratório de referência de microbiologia nacional e suporte de resposta de vigilância e epidemiológica com base em laboratório.

O Prof. Doutor Jorge Machado, coordenador do Departamento de Doenças Infeciosas, afirma que o reconhecimento internacional a Portugal e ao INSA “revelam uma elevada capacidade laboratorial no domínio das doenças infeciosas ao nível do que melhor se faz na Europa”, acrescentando também que, na prática, estes resultados significam que a informação “resultante desta melhor capacidade possibilita um melhor conhecimento das doenças infeciosas em Portugal, o que permite a formulação de politicas mais adequadas, com base na evidência, levando a uma melhor prevenção mas sobretudo melhores diagnósticos e uma atuação mais precisa em saúde pública”.

Fonte: Serviço Nacional de Saúde


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019