Transplante pulmonar e renal num mesmo ato realizado pela primeira vez em Portugal
01/08/2019 12:50:44
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Transplante pulmonar e renal num mesmo ato realizado pela primeira vez em Portugal

O Hospital Curry Cabral e o Hospital de Santa Marta (HSMarta), Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) realizou, pela primeira vez em Portugal, um transplante pulmonar e renal no mesmo ato cirúrgico. A intervenção envolveu duas equipas separadas que atuaram sequencialmente, perfazendo um total de duas dezenas de profissionais de saúde.

A intervenção cirúrgica realizou-se a uma doente com falência de ambos os órgãos devido a situações clínicas relacionadas, sendo este tipo de transplantação simultânea o mais raro face a intervenções como rim-fígado, rim-coração ou rim-pâncreas. Este último é o tipo de transplantação mais comum, tendo sido realizado, no ano de 2018, 24 transplantes rim-pâncreas no CHULC.

O Prof. Doutor José Fragata, diretor da área de Coração, Vasos e Tórax, destaca o facto desta intervenção ser pioneira. “Tratou-se de uma oportunidade única de colaboração inter-equipas”, sublinha.

Já o Prof. Doutor Fernando Nolasco, que dirige a especialidade de Nefrologia, com sede no Hospital Curry Cabral, refere que “não se tratou apenas do ato de transplantar mas também de acompanhar, antes e sobretudo no pós-transplante”, acrescentando também que: “termos concretizado com sucesso este transplante duplo demonstra a nossa capacidade de trabalho conjunto, articulando os objetivos e estratégias necessários a cada um dos órgãos e patologias, e que nem sempre são coincidentes”. Quanto à importância do ato, é sobretudo para o doente individual, diz o especialista de saúde, abrindo a possibilidade a novos doentes serem transplantados em Portugal.

Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019