IXAZOMIB é o primeiro e único inibidor do proteassoma oral aprovado para o tratamento do mieloma múltiplo. Este composto inovador, alia uma eficácia única em várias subpopulações de doentes, associada a um perfil de segurança bem estabelecido e uma simplicidade proporcionada apenas por um tratamento exclusivamente oral.
A decisão do INFARMED representa um avanço muito relevante para os doentes portugueses com mieloma múltiplo que podem agora ter acesso a este medicamento órfão que demonstrou uma melhoria estatisticamente significativa na sobrevivência livre de progressão de 35% em doentes com mieloma múltiplo recidivante ou refrátario quando comparado com placebo, lenalidomida e dexametasona.
“Esta aprovação para meio hospitalar de IXAZOMIB em cápsulas representa uma alternativa terapêutica adicional para os médicos e permite uma maior conveniência relacionada com a toma exclusivamente oral pelos doentes”, afirma Helena Coutinho head of Patient Value & Access and Communications da Takeda em Portugal.
“A decisão do INFARMED tem um enorme impacto positivo para os doentes e representa o investimento e o compromisso da Takeda Oncologia em desenvolver novas tecnologias de saúde cada vez mais seguras e cómodas para os doentes e famílias”, disse Carlos Filipe Ribeiro, Oncology head da Takeda em Portugal.