IBM lança projetos que ajudam médicos e cientistas no combate ao cancro

25/07/19
IBM lança projetos que ajudam médicos e cientistas no combate ao cancro

No ano de 2018, o cancro provocou cerca de 9,6 milhões de mortes, sendo que só nesse ano foram diagnosticados 18 mil novos casos. A pensar nisto, o departamento de Biologia Computacional de Sistemas do laboratório de investigação da empresa International Business Machines Corporation (IBM), em Zurique, desenvolveu três projetos intitulados PaccMann, INtERAcT e PIMKL.

Desenvolvido para prever e explicar a eficácia dos medicamentos, o projeto PaccMann, cuja tecnologia prevê como as células do tecido afetado pela doença respondem a determinados medicamentos através de dados de múltiplas fontes, ajuda na redução dos atuais custos das investigações em novas terapêuticas.

Já o INtERAcT tem como principal intuito definir uma nova métrica que consiga quantificar as interações entre proteínas. Esta funcionalidade poderá chegar a novas informações sobre mecanismos do cancro através da colheita de informações importantes das interações entre proteínas, aproveitando a incorporação de palavras e processamento de texto de uma grande compilação de publicações científicas na área.

O IBM lançou também o PIMKL, um novo algoritmo capaz de prever a progressão do cancro com base em informação molecular presente em amostras de tecido afetado e classificar os doentes, facilitando assim o tratamento de forma eficaz.

Fonte: SapoTek

Partilhar

Publicações