Relatório de Primavera 2019: “Quem quiser olhar para o nosso SNS, pode ler o que temos feito nos últimos 20 anos”
12/07/2019 12:39:56
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Relatório de Primavera 2019: “Quem quiser olhar para o nosso SNS, pode ler o que temos feito nos últimos 20 anos”

Foi apresentado, no passado dia 11 de julho, o Relatório de Primavera (RP) 2019, da autoria do Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS), na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Em entrevista à News Farma, o Prof. Doutor Pedro Lopes Ferreira, membro da coordenação do OPSS, refere que “este relatório é importante para a discussão dos assuntos do Sistema de Saúde e é feito por uma entidade independente, rigorosa, vinda fundamentalmente da academia e de gente sem compromissos políticos e partidários”.

“O nosso contributo é fazer este documento, apresentá-lo publicamente e enviá-lo para as principais entidades responsáveis pelo andamento das políticas de saúde. O nosso objetivo é que o documento seja discutido. O nosso papel não é acabar aqui, mas sim gerar discussão entre todas as instâncias. O importante é que a partir de agora os nossos dados estão disponíveis, pelo que a discussão não deve acabar hoje. Existem assuntos que me parecem muito importantes de serem levantados e que devem ser respondidos quer pela parte da Assembleia da República, do Governo ou das instituições do próprio Ministério da Saúde”, afirma.

O Relatório de Primavera 2019, cujo “papel é sobretudo pedagógico”, vem demonstrar que, apesar de existir uma visível evolução dos indicadores de saúde do país, existem ainda algumas interrogações sobre a capacidade de resposta aos desafios presentes e futuros na área da Saúde em Portugal. “Existem aspetos positivos e negativos. Nós fizemos a apresentação com o objetivo de apresentar os resultados de forma neutra. O Observatório não tem opinião”.

Vídeo


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019