70 anos da SPC: a idade de olhar o futuro, com base na experiência do passado
10/07/2019 17:17:41
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
70 anos da SPC: a idade de olhar o futuro, com base na experiência do passado

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) celebrou ontem, dia 9 de julho, 70 anos de existência ao serviço da comunidade pautados pela promoção da investigação e formação médica e ainda pela melhoria da literacia da educação da população portuguesa. Atingiu, segundo o Prof. Doutor Victor Machado Gil, presidente da Sociedade, a idade da sabedoria, caminhando assim para um futuro que se avizinha como promissor. O aniversário foi assinalado com uma sessão solene, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. A News Farma esteve presente. Assista ao vídeo da reportagem.

O Dr. Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, marcou presença na sessão solene e aproveitou o momento para recordar a importância que os cardiologistas tiveram na evolução da Medicina no país. “A aplicação destes profissionais naquilo que é a sua área de intervenção, permitiu colocar Portugal bem acima da linha média da Europa” no que à área da Cardiologia diz respeito, “nomeadamente no enfarte agudo do miocárdio”.

O Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, presidiu a sessão e galardoou a SPC com o título de membro honorário da Ordem de Instrução Pública. O Presidente evidencia o papel que a Sociedade teve ao longo dos últimos 70 anos na mudança da cultura na sociedade portuguesa, implementando uma maior sensibilização para as doenças cardiovasculares.

No âmbito das comemorações dos 70 anos da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, a atual direção decidiu criar a “Bolsa de Investigação SPC/Banco de Portugal”. A este propósito, o Prof. Doutor Victor Gil refere que esta bolsa pretende “estimular que os candidatos sejam de vários serviços e que seja atribuída a um grupo multidisciplinar” com vista a enviar um sinal: “num país pequeno, se juntarmos esforços, vamos conseguir fazer mais coisas”.

Vídeo


Pesquisa

Publicações

Prev Next

Médico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Farmacêutico News, 37, janeiro/fevereiro 2019

Hematologia e Oncologia, 24, dezembro 2018

15.º Congresso Português de Diabetes, n.3

  SIDA, 37, janeiro/fevereiro 2019